A Manipulação Visceral (Osteopatia Líquida) é uma terapia desenvolvida pelo Dr. Jean-Pierre Barral, um osteopata francês que juntamente com o Dr. Arnaud, criou este sistema terapêutico através de estudos efectuados no Hospital de Doenças Pulmonares, em Grenoble, França, nos anos 70. Desde finais dos anos 90, que o Dr. Jean-Pierre Barral trabalha com o seu colega Dr. Alain Croibier no desenvolvimento, na divulgação e no ensino desta terapia no mundo inteiro, tendo fundado o Barral Institute, nos EUA, em 2006.
O Sistema Visceral (conjunto de todos os orgãos viscerais e estruturas adjacentes) depende da sincronização entre os movimentos de todos os seus orgãos e das estrutura do corpo. Contudo, quando uma víscera não consegue mover-se em harmonia, trabalhará contra os outros orgãos, estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas, originando disfunções e patologias.
A Manipulação Visceral é utilizada para localizar e resolver disfunções através do corpo. Encoraja os mecanismos naturais a melhorarem o funcionamento dos órgãos, dissipar os efeitos negativos do stress, melhorar a mobilidade do sistema musculo-esquelético através das ligações dos tecidos conjuntivos, e optimizar o metabolismo geral.
A Manipulação Visceral é baseada numa aplicação específica de forças manuais muito suaves que estimulam a mobilidade normal, a tonicidade e os movimentos inerentes das vísceras e dos seus tecidos conjuntivos. Estas manipulações suaves podem melhorar potencialmente o funcionamento dos órgãos individualmente, o sistema onde estão inseridos, e a integridade estrutural de todo o corpo, evitando assim disfunções que possam dar origem a doenças.